domingo, 11 de maio de 2008

Prevenção da violência nas Escolas

À semelhança do que já acontece noutros países, começa a funcionar amanhã uma estrutura de apoio à prevenção e ajuda para superar a violência nas escolas. A Associação Nacional de Professores (ANP) lançou esta nova estrutura no passado dia 8 de Maio ao apresentar o espaço "Convivência nas Escolas", uma estrutura que pretende dar uma resposta integrada aos fenómenos de conflito e violência no espaço escolar, com especial atenção para o problema do "bullying".
O presidente da ANP, João Grancho, afirmou que esta estrutura "é um passo em frente na resposta a situações de conflito e violência escolar, integrando uma resposta para alunos, professores, famílias e escolas”.
Esta nova estrutura envolve a linha telefónica SOS Professores (808 962 0069), que visa apoiar os docentes em situações de conflito, violência e indisciplina, a que se junta um núcleo dedicado aos alunos e às famílias. Este núcleo, que visa prestar apoio a alunos vítimas de bullying, inclui uma linha telefónica (808 968 888) e um endereço electrónico (bulialuno@anprofessores.pt ) .
A linha telefónica começa a funcionar a 12 de Maio e vai manter-se em período de experiência até ao final deste ano lectivo, estando disponível entre as 18h00 e as 20h00. Em Setembro, a ANP espera poder lançar dois guias sobre bullying, um destinado a alunos e outro aos pais e encarregados de educação. Um estudo sobre o bullying - conflito entre alunos - nas escolas portuguesas, assegura que entre 25 e 50 por cento dos alunos já estiveram envolvidos - como vítimas ou agressores - em situações deste género. Esta estrutura pretende contribuir positivamente para a convivência na escola, segundo frisou o presidente da ANP, defendendo que “mais do que combater a violência, é necessário promover a prevenção da violência”. Salientou que esta iniciativa não surge para pôr em causa a escola pública: "o que se pretende é que o acto de ensinar e de aprender decorra dentro das regras da convivência e da cidadania". "Não somos um instrumento de oposição a nada, somos um instrumento de apoio ao funcionamento das escolas", assegurou. A iniciativa 'Convivência nas Escolas' conta com o apoio da Universidade Lusófona do Porto, que, entre outras funções, desenvolve acções de formação para professores, alunos e encarregados de educação sobre a questão do bullying.

Nenhum comentário: