sexta-feira, 22 de junho de 2007

Estudar e aprender uma profissão

Cursos profissionalizantes duplicam em dois anos Os cursos profissionais aumentam de 3300 para 5000, para combater o insucesso e o abandono escolares, segundo foi anunciado na apresentação da campanha «Faz o Secundário aprendendo uma profissão», no âmbito das Novas Oportunidades. O aumento de cursos faz com que os alunos da quase totalidade das escolas secundárias possa optar por um curso profissional. Tem também como finalidade que metade dos alunos venha a optar pelo ensino profissional, cumprindo recomendações da OCDE. José Sócrates, que o anunciou em Torres Novas, a 19 de Junho, disse que o aumento do número total de alunos no ano passado - invertendo a tendência verificada nos 10 anos anteriores - se deveu ao regresso de muitos jovens ao ensino através destes cursos. Nos cursos profissionais «a taxa de insucesso e abandono escolar é muito menor» porque os alunos sabem que saem da escola com uma certificação profissional que «os habilita para o mercado de trabalho», disse ainda. A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse que o reforço do número de cursos é uma «revolução silenciosa e tranquila» nas escolas, adaptando «a sua oferta formativa às expectativas dos jovens e das suas famílias». Pretende-se também que nenhum aluno fique fora do ensino por razões sociais e económicas pelo que a cobertura da acção social escolar no secundário vai ser alargada.

3 comentários:

S. Leite disse...

Resta saber se nos cursos profissionais também se ensinam valores, se neles os alunos também aprendem a estar, a interagir correctamente, a respeitar os outros, a amadurecer intelectual e moralmente... caso contrário, estaremos a preparar operadores de máquinas prontos para ingressar em força nesta sociedade consumista em que se pode produzir mais e melhor, mas em que toda a gente atropela toda a gente!

H.Pratas disse...

Obrigada pelo seu contributo! Tem toda a razão. Por isso é tão importante o papel dos pais e dos professores, para que não desistam de se empenhar nessa tarefa.

Deivid Filipi disse...

Olá uma profissão é muito importante!
para isso ensino passo a passo como importar produtos da china

http://revenderprodutosimportados.blogspot.com/

fornecedores gratis e como entrar neste ramo!