quinta-feira, 7 de junho de 2007

TIC e educação

Disciplina de TIC vai passar a ser leccionada no 7º e 8º ano do ensino básico A disciplina de TIC vai ser transferida do ensino secundário para os 7º e 8º anos do ensino básico, no âmbito da nova reformulação dos currículos dos cursos científico-humanísticos, deixando de existir no 10º ano. O Decreto-Lei recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros prevê esta mudança considerando "ser a esse nível que deve ser adquirida a formação essencial nesta área, apostando-se na transversalidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no nível secundário de educação", diz o comunicado. O texto não refere quando serão aplicadas aos curriculos do 7º e 8º ano. A medida concretiza uma das recomendações do Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES) que contrabalança a extinção da disciplina de TIC no 10º ano com o reforço da carga horária do ensino prático e experimental. No relatório divulgado em Fevereiro este grupo alinhava que a disciplina de TIC deveria ser antecipada no ensino básico "de modo a garantir o desenvolvimento destas aprendizagens ao longo do 3º ciclo do ensino básico". Desta forma pretende-se que todos os alunos à saída do 9º ano estejam habilitados a usar as ferramentas TIC no quotidiano e na vida escolar, embora o GAAIRES não excluisse "diversas hipóteses de reforçar o acesso e as aprendizagens nesta área no ensino secundário". A disciplina de TIC foi alargada ao 10º ano em 2004, já que até ai se mantinha no 9º ano. Nessa altura o então ministro da Educação, David Justino, promoveu a criação das Salas TIC e o reforço do programa de formação de professores.

Um comentário:

TC disse...

Tem, efectivamente, sido enorme o esforço desenvolvido no sentido de apetrechar as escolas e os professores com equipamento, assegurando a indispensável formação e o acompanhamento personalizado na área das TIC. Este acompanhamento foi essencial, porque representa simultaneamente apoio (e se há professores que com isso foram obrigados "arrancar" e a familiarizar-se com as novas tecnologias, para os medianamente desembaraçados foi o descobrir de um mundo de possibilidades) e verificação de trabalho desenvolvido. Tinha de ser! Na minha escola arrancámos com o moodle, que se tem revelado muito útil como plataforma de e-learning e de comunicação (espero que estas plataformas não se transformem "nos olhos e nos ouvidos do imperador", servindo essencialmente como meio de fiscalização).
É urgente que os professores se habituem a trabalhar com as novas tecnologias? É! Como poderão incutir, nos seus alunos, práticas que eles próprios não saibam aplicar?
O facto de as TIC serem implementadas no 7º e 8º anos não parece uma má medida, porque os adolescentes de hoje têm uma sensibilidade e uma habilidade quase inatas em relação às novas tecnologias. Desta forma, é mais uma orientação na forma de utilização, do que uma iniciação. Aliás, não estão já as escolas de 1º ciclo a começar esta iniciação?