segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Nova rede de escolas

Foram aprovados 606 projectos respeitantes à construção de novos equipamentos escolares (388) e de reabilitação de escolas já existentes (218). Os centros escolares, englobando obrigatoriamente pré-escolar e primeiro ciclo, vão dar origem, no pré-escolar, a 1528 salas de aula e 36 mil alunos. No que respeita ao primeiro ciclo serão abrangidas 4534 salas de aula e 102 mil alunos.
Estes projectos beneficiam de recursos financeiros disponibilizados pelo QREN 2007-2013. São resultado do Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar, e visam garantir a igualdade de oportunidade de acesso a espaços educativos, segundo o Ministério da Educação. A reorganização da rede de escolas resulta de um trabalho conjunto com as autarquias, identificando a situação no terreno para a recuperação ou construção de estabelecimentos de ensino.
A criação dos centros escolares visa compensar o encerramento de milhares de escolas por todo o país que se tem verificado nos últimos anos. A lógica dos centros escolares é, nas zonas rurais, a construção de raíz ou requalificação de escolas de 1.º ciclo em áreas centrais que venham a integrar os alunos de escolas pequenas. Nas zonas urbanas, os objectivos vão mais no sentido de descongestionar escolas com muita lotação e aproveitar melhor os recursos. Bibliotecas, recintos desportivos, centros de formação abertos a toda a comunidade são alguns dos equipamentos que se pretende que os centros escolares tenham para oferecer.

Nenhum comentário: