sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Colocações no Ensino Superior

De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mais de 44 mil estudantes foram colocados na primeira fase de acesso ao ensino superior. Segundo os resultados do concurso, foram colocados 44 336 alunos, mais 6% do que no ano passado, com o aumento das colocações a fazer-se sentir, sobretudo, no ensino politécnico.
O aumento registou-se igualmente no total de candidaturas, que cresceu 3%, assim como no número de vagas, que este ano foi também o maior da última década, com 50 219 lugares disponibilizados.
Por área de formação, os cursos em que se registou um maior aumento de lugares foram os de Ciências e Tecnologias (mais 635, o que os coloca na liderança com um total superior a 17 mil vagas) e os de Ciências Sociais, seguindo-se, a larga distância, os de Saúde e Protecção Social.
Já a queda no número de vagas registou-se sobretudo nas Humanidades (com menos 169), seguindo-se as Ciências Veterinárias e a Educação. No total, ficaram colocados nesta primeira fase 84% dos 53 062 candidatos, contra 81% de colocações registadas em 2007. Entre os colocados, 53% conseguiram ficar no curso e no estabelecimento de ensino que indicaram como primeira opção, enquanto cerca de um terço foram colocados na segunda ou terceira opções.
Apesar da tendência de crescimento do ensino politécnico, já verificada nos anos anteriores, é para as universidades que continua a ir a maioria dos estudantes (quase 57%).
Para os 8726 alunos que não conseguiram entrar, resta a possibilidade de concorrer à segunda fase, que se realiza ao longo da próxima semana, com 5917 vagas ainda disponíveis.
Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público foram afixados na segunda-feira, mas os dados estavam disponíveis domingo na Internet, no endereço http://acessoensinosuperior.pt.
Quase dois em cada três cursos das universidades e institutos politécnicos públicos ficaram com as vagas totalmente preenchidas na primeira fase do concurso de acesso. Dos 1068 cursos existentes, 699 esgotaram os lugares, entre eles todas as licenciaturas em Medicina e Arquitectura, duas das mais disputadas pelos estudantes, que ocuparam plenamente as 1489 e as 640 vagas que, respectivamente, tinham disponibilizado.
O curso de Medicina na Universidade do Porto foi o que registou a média mais elevada, com o último aluno colocado a apresentar uma média de 18,52 valores (numa escala de zero a 20).
A licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa mantém o máximo de colocações, com 510 novos alunos, seguida do curso também de Direito da Universidade de Coimbra, que registou 330 entradas.
A nota mínima de entrada nas licenciaturas de Medicina, habitualmente as mais disputadas, subiu ligeiramente em relação a 2007, apesar de ter aumentado o número de vagas disponíveis, segundo dados do Ministério do Ensino Superior.

Nenhum comentário: