quarta-feira, 23 de abril de 2008

Educação de Qualidade para erradicar a exclusão

Participe na maior aula mundial hoje, 23 de abril!
Será uma lição com milhões de alunos de todo o mundo, na Semana da Acção Mundial (21-27 Abril 2008), que está a decorrer! Esta lição mundial sobre «Educação de Qualidade para Erradicar a Exclusão», será o momento crucial da Semana da Acção Mundial. Neste mesmo dia, há uma sessão na UNESCO sobre o tema, e será apresentado um novo site na Internet sobre educação inclusiva de qualidade. Conferências, debates, reuniões, apresentação de publicações e exposições são algumas das numerosas actividades para recordar o compromisso da Educação para Todos até 2015. Esta aula com milhões de alunos de todo o mundo será às 17h00 na Sala XI da Unesco.
Apesar de tudo o que tem sido feito, há ainda cerca de 72 milhões de crianças sem educação básica. 70% dessas crianças vivem em países da África e da Ásia Meridional e Ocidental.
A pobreza e exclusão são as causas principais. Crianças que vivem em zonas rurais e isoladas, ou em bairros urbanos miseráveis, são as que mais dificilmente podem ter acesso à educação. As crianças com deficiência são vítimas de uma flagrante exclusão dos sistemas educativos e representam um terço do total.
Os grupos mais vulneráveis à exclusão, são:
as crianças que trabalham; as que pertencem a populações indígenas, minorias linguísticas e comunidades nómadas; e as afectadas por VIH e sida.
É necessário abordar o problema e dar-lhe resposta, elaborando métodos didácticos e planos de estudo adequados e estabelecendo relações apropiadas entre as escolas, as famílias e as comunidades.
Um programa escolar integrador propicia o desenvolvimento cognitivo, emocional e criativo. Baseia-se na aprendizagem da vida em comunidade, da tolerância e na promoção do respeito pelos direitos humanos, instrumentos poderosos para transcender as diferenças de índole cultural e religiosa, entre outras.
O princípio da educação inclusiva foi adoptado na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em 1994 (Salamanca). Posteriormente, o Foro Mundial sobre a Educação, em 2000 (Dakar,Senegal), reiterou o apoio da comunidade mundial a este princípio.
A Campanha Mundial pela Educação (CME) é uma ONG que organiza todos os años a Semana Mundial da Acção pela Educação, em colaboração com a Unesco. Pode participar nesta Aula global através do site: http://portal.unesco.org/

Nenhum comentário: