quinta-feira, 26 de junho de 2008
Áreas críticas da Educação
O sucesso escolar o desafio da vivência democrática no espaço da escola foram ontem identificadas pela ministra da Educação como áreas críticas a merecer reflexão. Falava na abertura do VI Congreso de Sociologia. Referiu que as escolas se apresentam, hoje, como espaços de exercício e de formação para a cidadania e a democracia, o que é compatível "com as exigências de diferenciação funcional e de organização, baseada em princípios de autoridade hierárquica, tendo em vista o cumprimento da sua missão". Considerou ainda que a questão crítica "é a da construção do equilíbrio entre os diferentes poderes em confronto, uns baseados na autonomia técnica e profissional dos professores, outros nas funções hierárquicas de organização e gestão de recursos, outros ainda na afectação de recursos e no controlo e avaliação externos. Quanto maiores forem as expectativas de autonomia profissional e organizacional, a par de maiores expectativas de participação por parte de diferentes agentes na vida da escola, maiores serão as exigências de responsabilização e de clarificação das funções de controlo e acompanhamento externo da vida da escola e do papel dos agentes envolvidos nessas funções".
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