quarta-feira, 11 de junho de 2008
Percentagem cada vez mais elevada de mulheres doutoradas na Europa: por gosto ou por necessidade, face à crise no emprego?Há cada vez maior número de mulheres com bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, relativamente aos homens. O mapa apresenta a percentagem em Portugal e na Europa. Relativamente a Portugal, os dados divulgados há dias, são os seguintes: em 2006 a FCT concedeu 1621 Bolsas de Doutoramento (BD), das quais 923 a mulheres e 698 a homens. No que concerne às Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) relativas ao mesmo ano, 313 mulheres e 270 homens perfazem um universo de 583 bolseiros. Note-se que em 1994 apenas 31 mulheres e 41 homens obtiveram bolsas de BPD.
Por área científica, verifica-se que o sexo feminino ocupa lugar preponderante na maioria das áreas, designadamente nas Ciências Médicas e da Saúde, nas Ciências Agrárias e nas Ciências Sociais. Nas Ciências Naturais verifica-se uma distribuição bastante idêntica entre os dois sexos. A tendência inversa (sexo masculino em clara maioria) só é explícita no domínio das Engenharias e Tecnologias.
Já nas Humanidades verifica-se uma procura muito equilibrada entre homens e mulheres em termos de Bolsas de Doutoramento. No entanto, nas Bolsas de Pós Doutoramento os homens apresentam-se ligeiramente em maior número.
Mais informação disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/estatisticas/bolsas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário