terça-feira, 20 de março de 2012

EDUCAR PARA A CIDADANIA (VI) Parâmetros Educativos a ter em conta

Face aos desafios deste mundo global e às situações paradoxais que este nos depara, é necessário determinar os parâmetros educativos a ter em conta, para que a globalização se torne uma ocasião favorável ao desenvolvimento humano. Estabelecer uma ordem nas ideias e nas responsabilidades. Perguntarmo-nos sobre quais as finalidades do que fazemos como indivíduos e como sociedade. Ir até às raízes dos assuntos e dos problemas, sem ficar num conhecimento superficial. Procurar a excelência, dando prioridade ao importante, mesmo que seja a longo prazo, e não só às metas a curto prazo. Primazia do ser sobre o ter, como forma de superar o consumismo. Actuar segundo princípios e não só dependendo dos resultados. Educar num humanismo cívico e na participação activa na sociedade. Necessidade dos princípios universais que assegurem a convivência pacífica na sociedade multicultural. Formar uma nova consciência da solidariedade como remédio idóneo para o individualismo. Promover o conhecimento, e não só o saber utilizar a abundante informação. Formar para o trabalho em cooperação, não favorecendo o isolamento. Educar na responsabilidade, como dimensão essencial da liberdade. Criar competências para a futura inserção profissional, não por competitividade egoísta, mas para desenvolver as melhores capacidades de cada pessoa. Estimular para ser mais, distinguindo-o do ter mais, oferecendo os critérios para alcançar uma qualidade de vida genuína, não reduzida ao bem estar material. Saber apreciar o valor das acções e dos êxitos pelo que têm de melhoria pessoal e de serviço ao bem comum. Reconfigurar o currículo e o ensino a partir de uma perspectiva humanista, não só pelo ensino da história e das humanidades, mas também nas ciências particulares ou experimentais (Altarejos, Rodríguez & Fontrodona, 2003).

Nenhum comentário: