quarta-feira, 21 de março de 2012

EDUCAR PARA A CIDADANIA NA FAMÍLIA

Na família, os filhos aprendem a crescer na liberdade e na responsabilidade e em todos os requisitos indispensáveis para se assumir qualquer tarefa na sociedade. Com a educação, são comunicados, para serem assimilados e feitos próprios por cada um, os valores fundamentais, necessários para serem cidadãos livres, honestos e responsáveis.
Também o confluir de gerações dentro de uma mesma família é uma riqueza que é preciso saber apreciar. A tendência a reduzir o âmbito da família ao núcleo formado pelos pais e os filhos, excluindo outros laços de parentesco priva a família da riqueza que os mais velhos podem aportar ao desenvolvimento e maturidade dos mais jovens. O amor expressa-se também mediante a atenção para com os anciãos que vivem na família. A sua presença pode assumir um grande valor. São uma riqueza para o bem-estar da família e da sociedade.
Se as relações entre os membros da comunidade familiar forem inspiradas e guiadas pela gratuidade que respeita a dignidade pessoal de cada um como único título de valor, que se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso e solidariedade profunda, como consequência, estender-se-á na sociedade o espírito de compreensão com os outros, e poderão evitar-se muitos conflitos. Se no seio da família se aprendeu o diálogo, a compreensão, o serviço, será mais fácil transmitir esses modos de viver à comunidade social.
A família, fermento da sociedade, tem uma importância decisiva para o bem comum. A coesão dos povos depende, em boa parte, da solidez e estabilidade dos grupos familiares; também porque neles se conservam melhor as virtudes e os valores perenes.

Nenhum comentário: