quinta-feira, 22 de março de 2012

EDUCAR PARA A CIDADANIA (III)

FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE, ÂMBITOS DA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA E A SOLIDARIEDADE A coesão social, a fraternidade e a solidariedade serão efectivas se a família e a escola se unirem para educar desde a infância nos valores e nas atitudes essenciais para a convivência e a solidariedade. Se fomentarem, fundamentalmente, o amor à liberdade própria e alheia, com a consequente responsabilidade pessoalspan>
O amor ao legítimo pluralismo forja-se num ambiente de compreensão mútua, de convivência leal, de interesse uns pelos outros. permite que convivam em paz pessoas de diversas tendências sem discriminações. São estes os primeiros âmbitos onde se aprende a necessidade de obedecer a regras, o cumprimento dos próprios deveres, a importância da veracidade, rejeitando a hipocrisia, o respeito pelo próximo necessitado de ajuda, a afabilidade, a gratidão pelos bens recebidos, o sentido da verdadeira justiça, a solicitude sincera e o serviço desinteressado. É importante ter em conta que a educação para viver a solidariedade não consiste em ensinar generalidades abstractas. Educar é promover a formação de hábitos, em diversos níveis: neste caso, ao nível das atitudes ou virtudes sociais.

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