terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Portugal como estudo de caso na evolução do Ensino Superior

A OCDE discute a evolução do ensino superior a nível internacional e apresenta hoje a reforma em Portugal como estudo de caso, na sequência das várias notícias que já foram aqui dadas. A reforma do ensino superior em Portugal é hoje discutida e apresentada pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na conferência que a OCDE promove em Paris subordinada ao tema “Ensino Superior 2030: Acesso, Qualidade e Globalização”. Participam nos trabalhos os ministros responsáveis pela pasta do ensino superior em França e no Reino Unido, respectivamente Valérie Pécresse e David Lammy, bem como o Comissário europeu Ján Figel, o Secretário Geral Adjunto da OCDE, Aart de Geus, e o Director Geral Adjunto da UNESCO, Nicholas Burnett. Organizada em colaboração com a Presidência francesa da União Europeia, a conferência tem por principal objectivo discutir o impacto das alterações demográficas, da inovação tecnológica e da globalização no futuro do ensino superior a nível internacional, dando ênfase á necessidade de reforçar a base social de recrutamento e os mecanismos de apoio á qualidade e excelência académica. O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, foi convidado para apresentar o caso português no contexto das sucessivas medidas e acções de politica implementadas durante os últimos 3 anos, em particular no sentido de garantir a abertura das instituições de ensino superior à sociedade num contexto da sua acrescida autonomia, nomeadamente ao nível da reforma legislativa introduzida pelo novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei n.º 62/2007, de 10 Setembro) e do “Compromisso com a Ciência”.
A Conferência agora organizada pela OCDE reúne em Paris peritos e representantes de todos os países da OCDE, marcando a conclusão do projecto sobre o “Futuro do Ensino Superior”, o qual foi conduzido ao longo dos últimos anos pelo Centro de Investigação e Inovação Educacional, CERI, da OCDE. A Conferência assinala ainda o 40º aniversário do CERI.

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