quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Existe ainda uma missão para a Universidade?

Existe ainda uma missão para a Universidade?
O Foro UNIV pretende levar a cabo uma reflexão sobre o papel da Universidade no mundo actual. Universitas, um saber sem fronteiras é o tema do Congresso UNIV 2009, cuja fase final terá lugar em Roma de 4 a 12 de Abril de 2009.
Eis aqui algumas das linhas orientadoras para todos os que desejarem participar nesta reflexão a nível mundial, proposto pelo UNIV:
"o desafio enfrentado pela Universidade é o de se recuperar como "Universitas". O sistema universitário ao qual estamos habituados gira em torno da Faculdade, muitas vezes entendida como um centro de ensino superior que oferece aos seus alunos e estudantes a oportunidade de se preparar para um trabalho profissional. Em geral, é realmente difícil encontrar pontos em comum entre as diversas faculdades de uma Universidade. E, no entanto, existem. Junto com o desafio, cabe a pergunta: qual é o papel que desempenha a Universidade numa sociedade pluralista? A sociedade espera da Universidade profissionais competentes, respostas científicas, soluções técnicas ou médicas. Mas o problema típico da sociedade pluralista é o diálogo. E, nesse aspecto, talvez a Universidade tenha também algo a dizer. Karl Jaspers definiu a Universidade como "uma comunidade de estudiosos e estudantes envolvidos na tarefa de encontrar a verdade" (A ideia de Universidade, introdução).
A Universidade é a instituição que representa o desejo humano de saber. Sem dúvida, está formada de várias Faculdades, ocupadas em diferentes áreas do conhecimento. O desenvolvimento das técnicas e o aprofundamento metodológico conduziram a uma especialização das disciplinas que, em si mesma, é boa e necessária, mas que resultou numa separação de conhecimentos, que dificulta a comunicação e distorce a identidade da Universidade. De facto, as diversas faculdades são unidades acidentalmente separadas na Universidade que é una por vários motivos. Cada área do saber contribui com o que lhe é característico: uma perspectiva, uma problemática, mas sempre sobre algo que é comum a todos. É una, também, porque a única resposta válida para o conhecimento universitário é a verdade. A Universidade está ligada apenas à autoridade da verdade, livre de interesses pessoais, políticos, religiosos ou ideológicos. A liberdade é parte essencial da personalidade, e renunciar a ela seria renunciar a si próprio. Estes são, em traços gerais, a unidade da Universalidade. Mas o que significa, na prática, essa unidade? No horizonte da unidade de fundo, a estrutura dos conhecimentos que se encontram na Universidade permite uma interdisciplinariedade profunda e consistente, que enriquece verdadeiramente as diversas disciplinas. Por outras palavras, permite um diálogo entre os diferentes conhecimentos: métodos de aprendizagem, abordagens, conclusões; crentes e não crentes, cientistas e humanistas, legisladores e executores; um diálogo regido apenas pela autoridade da verdade. Talvez a Universitas seja hoje a única área em que é possível um diálogo deste tipo. E é o diálogo que pede a sociedade. A Universidade – se é Universitas - pode acrescentar algo mais. Newman dizia que "se é preciso garantir um fim prático aos cursos universitários, diria que é o de formar bons membros da sociedade. A sua arte é a arte da vida social, e o seu objetivo é a preparação para o mundo" (Discursos sobre o fim e a natureza da Educação Universitária, sétimo Discurso, n.10). Newman viveu no século XIX, e, desde então, o mundo deu muitas voltas. No entanto, as exigências da sociedade pluralista expressam a urgência de que esse seja o maior valor da Universitas, porque a Universidade é o lugar de diálogo. Evidentemente, o diálogo que corresponde à sociedade política é muito diferente. Mas, em ambos os casos, trata-se de um diálogo entre pessoas com ideias diferentes, em que por vezes convivem antes de convencer. Aprender que esse diálogo é possível e de que forma é possível forma parte essencial da missão da Universitas, e não é algo acessível a uma única Faculdade, porque não é somente uma questão de retórica. Talvez este seja o mais decisivo papel que a Universidade pode desempenhar numa sociedade pluralista...
Dois séculos atrás, Newman afirmava, na obra atrás referida, que qualquer pessoa que tenha frequentado uma Universidade "encontra-se adaptada em qualquer sociedade, tem algo em comum com qualquer tipo de homens, sabe quando falar e quando permanecer em silêncio, é capaz de conversar e de ouvir, pode fazer uma pergunta pertinente, e aprender uma lição oportuna quando não tem nada a ensinar. Encontra-se sempre pronto a intervir, e nunca incomoda".
Universitas, dizíamos no início, é o nome de um desafio apaixonante. O objectivo do Fórum UNIV 2009 é abrir um debate internacional que ajude a descobrir as facetas desse desafio, e que sirva a todos para o tornar realidade. Animo a quem esteja interessado a participar neste diálogo e nesta reflexão!
E aqui está o link para o site do Congresso:

Nenhum comentário: