130 euros é quanto irá custar o novo computador portátil de baixo custo que deverá chegar às mãos de crianças carenciadas no mundo inteiro já em Outubro. Nicholas Negroponte, do Massachussetts Institute of Techology (MIT) é o responsável pelo projecto sem fins lucrativos apelidado “Um Laptop por Criança”.
A produção destes computadores – inicialmente três milhões – deverá começar já em Setembro e prevê-se que estarão prontos no mês de Outubro. Estão já a ser testados em instituições de ensino dos países a que se destinam.
A dimensão destes «laptops» é reduzida, o que permite às crianças transportá-los facilmente, como uma pequena mala de mão. A cor e o design serão atractivos para os mais pequenos.
Numa fase inicial, a iniciativa destina-se apenas a crianças de países carenciados: Uruguai, Nigéria, Etiópia, Nepal, Tailândia, Líbia, Rússia, Brasil, Argentina e Colômbia. Serão emprestados por escolas públicas a alunos do ensino médio que poderão levá-los para as suas casas. O funcionamento deste computador será assegurado mesmo em locais sem rede eléctrica.
A ideia partiu da fundação “Um Laptop por Criança” (OLPC é a sigla em inglês) e tem por objectivo produzir estes aparelhos, para os distribuir em nações em desenvolvimento. Um avançado sistema de segurança anti-furto pode ser adicionado a este pequeno portátil que pesa apenas 1,5 quilos. Os computadores protegidos terão um software que não pode ser removido e cuja função é a de verificar a data e a hora do computador, determinando o seu uso por um período limitado. Em caso de roubo, a máquina sofrerá um bloqueio imediato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário