quarta-feira, 3 de junho de 2009

Agora, as carreiras no Ensino Superior contestadas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) remeteu no dia 1 de Junho às organizações sindicais um novo articulado dos projectos de revisão das carreiras docentes universitária e politécnica para eventuais comentários e propostas finais preparatórios da última reunião de negociação. Este documento foi igualmente enviado aos representantes das instituições de ensino superior públicas.
Nesta última proposta de articulado, o MCTES procurou atender às legítimas preocupações manifestadas pelas organizações sindicais, assim como pelas próprias instituições e por muitos docentes que, a título individual ou colectivo deram o seu contributo.
Nela responde à necessidade manifestada de períodos mais alargados para obtenção das qualificações necessárias ao ingresso em lugares de carreira para uma parte dos actuais docentes. Reafirma a recusa de introdução de mecanismos de passagem administrativa para a carreira, sem concurso, e define um limite temporal para o funcionamento desses mecanismos, nos casos em que existiam.
No entanto, sindicatos e várias instituições manifestam-se hoje contra o estatuto da carreira docente. Algumas instituições de várias cidades do país fecharam as portas, em sinal de protesto. Se quiser ver os actuais articulados em discussão, tem aqui os documentos sobre esta matéria:

Nenhum comentário: