quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Pelos bosques da Internet
Como todos sabem, o programa e-escola está a ser alargado este ano lectivo aos alunos do 1.º ciclo, com a designação de e-escolinha, permitindo o acesso a 500 mil computadores portáteis vocacionados para crianças dos 6 aos 11 anos.
O portátil Magalhães recebeu o nome do navegador português Fernão de Magalhães, que realizou a primeira viagem de circum-navegação ao Mundo.
No entanto, os computadores, só por si, não significam uma melhoria na educação. É fundamental o papel dos professores e dos pais. A formação é de primordial importância: os conteúdos têm de ser adaptados em função dos anos de escolaridade e tem de se ter em conta a segurança das crianças. Não basta dar computadores às escolas: é necessário formar os professores e desenvolver conteúdos. As tecnologias, sem o devido enquadramento, não significam, só por si, uma melhoria da escola. É necessário um uso bem feito e responsável. E sem perder de vista a segurança das crianças que os utilizam. Neste sentido, sugerimos aqui um jogo para crianças divulgado pela Comissão Europeia em 14 línguas, intitulado PELO BOSQUE WWW (WILD WEB WOODS). Pode vê-lo no seguinte link: http://www.wildwebwoods.org/popup_langSelection.php
Aconselhamos ainda as sugestões de Tito de Morais no site Miúdos seguros na net, que já citei anteriormente!
Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Família,
TIC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário