sábado, 2 de janeiro de 2010

Aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências (1)

Um relatório recente da União Europeia chama a atenção para os seguintes desafios e tendências: 1) Apesar da melhoria geral dos resultados da UE em matéria de educação e formação, não se alcançará a maioria dos valores de referência estabelecidos para 2010 e, com respeito à literacia, há mesmo que assinalar uma deterioração dos resultados. Para que os valores de referência sejam atingidos, será mesmo necessário empreender iniciativas mais eficazes. A recessão económica veio sublinhar a premência de realizar reformas e, ao mesmo tempo, continuar a investir nos sistemas educativo e de formação para dar resposta aos principais desafios económicos e sociais. 2) Um grande número de países tem vindo a introduzir reformas que recorrem explicitamente ao quadro de competências essenciais como referência. Há ainda muito a fazer em termos de apoio ao desenvolvimento das competências dos professores, actualização dos métodos de avaliação e introdução de novas formas de organização da aprendizagem. Um dos principais desafios consiste em assegurar que as metodologias inovadoras sejam propiciadas a todos os educandos e formandos. 3) A aplicação da aprendizagem ao longo da vida através do ensino formal, não formal e informal e o aumento da mobilidade continuam a representar um desafio. Há que tornar os sistemas de educação e formação, incluindo o ensino superior, muito mais abertos e pertinentes para as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Deverá prestar-se especial atenção ao estabelecimento de parcerias entre os mundos da educação e formação e do trabalho.

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