Eis aqui algumas das possíveis questões de estudo por áreas, sugeridas pelo Congresso UNIV 2009 e que proponho para a vossa reflexão, conforme os interesses de cada pessoa ou das pessoas vossas amigas que possam ter interesse em participar:
O que é a Universidade? Desafios atuais
A Universidade numa sociedade regida pelo consenso; consenso e relativismo.
A Universidade como um local que dá sentido perante o desafio do nihilismo.
Verdade, complexidade e preconceitos na pesquisa universitária.
A Universidade perante o problema do fundamento: fundamento da ciência e da ética.
Uma fundamentação antropológica em todos os ramos do saber?
Estudo comparativo de diversos modelos universitários: J.H. Newman e sua ideia de universidade liberal; o modelo de W. von Humboldt; a educação universitária segundo Jaspers K.; o trabalho intelectual no modelo de pensamento de J. Guitton, a Missão da universidade segundo Ortega y Gasset.
As Universidades na História: sua influência sobre as transformações sociais e culturais. Universidade e oposição: o papel das Universidades nas transformações políticas do século XX; a crise da universidade em 1968.
Universidade actual
A função social da Universidade. Universidade e transformações sociais, políticas e Universidade. A gestão das Universidades. Autonomia das Universidades e responsabilidade social. Universidade particular e Universidade pública: distintas personalidades, virtudes e riscos.
A Universidade como formadora de profissionais.
O ensino na Universidade: inovação nas metodologias didáticas.
Acompanhamento individual versus aula expositiva, comunicação professor-aluno. Experiências de metodologias didáticas inovadoras: ensino on-line.
O universitário e os congressos universitários.
A mobilidade dos estudantes. O programa Sócrates e outros sistemas de intercâmbio de experiências. A aprendizagem de línguas estrangeiras na Universidade.
O compromisso social do universitário. Universidade e voluntariado.
Universidade e cooperação ao desenvolvimento. Algumas experiências concretas.
Universidade, ciência e deficiência: o acesso de pessoas com deficiências ao ensino universitário, a acessibilidade aos deficientes das novas tecnologias da informação e aos avanços científicos ...
Processos de seleção de dados em bibliotecas universitárias: o perigo da saturação informativa.
Questões interdisciplinares
Universidade: é compatível a especialização com a unidade do saber? As condições do diálogo interdisciplinar.
A necessidade de aprender a arte do diálogo na Universidade; ouvir as razões dos outros; empatia nas relações com os demais, também para compreender as razões do coração; aprendendo com clareza os próprios argumentos, sem impor um ponto de vista: "Buscando juntos a verdade.”
Como explorar hoje os temas de contacto entre diferentes disciplinas: bioética e novas técnicas médicas; inteligência artificial, a alta tecnologia como condição para o desenvolvimento humano, solidariedade e economia global; direito à privacidade e segurança internacional; liberdade de expressão e respeito às crenças; qualidade de vida e os direitos das “minorias” (crianças, deficientes, etc) ...
Há necessidade de diálogo entre crentes e não crentes? Será isto possível? Em que condições? Para quê?.
Universidade e diálogo intercultural. O desafio da diversidade cultural e o fenômeno da imigração. Universalidade dos direitos humanos e diversidade cultural. O diálogo inter-religioso.
Direito e Economia
A regulamentação jurídica da atividade científica nas legislações dos países e no Direito Internacional. Direito na Universitas: uma ciência entre a teoria e a prática, questões de interdisciplinariedade. A relação entre a Universidade e a empresa. O papel das Universidades na economia do conhecimento. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação como fatores de competitividade. As políticas públicas de incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A transferência de pesquisa e tecnologia às empresas.
A formação ao longo da vida inteira.
A integridade da vida, a ética e os negócios, após os casos Enron, Parmalat, Société Génerale… Multinacionais e intercâmbio cultural, o papel da Universidade na globalização económica, e o efeito da globalização na Universidade: difusão do conhecimento e da cultura, o diálogo.
Arquitetura, Engenharia e Urbanismo
Uma proposta de cidade universitária na era da comunicação. Universidade na cidade.
Arquitectura da Universidade: os claustros medievais, o modernismo, actuais campi universitário. Soluções de engenharia para os problemas da sociedade tecnológica.
A formação universitária dos engenheiros.
Ciência e medicina
O impacto social e ético da actividade científica. Processo científico e dignidade humana. É eticamente corretco tudo o que é cientificamente possível? Problemas éticos concretos: a clonagem humana, o uso terapêutico de células tronco embrionárias
A tecnologia como condição para o desenvolvimento humano.
Formação humanística do cientista e formação científica dos humanistas
Comunicação
Presença da Universidade nos meios de comunicação social. A divulgação das ciências sociais: jornalismo científico. Ciência e televisão. Ciência e cinema.
A ciência popular na Internet. Estudo de casos específicos.
websites universitários: estudo e propostas.
Os suplementos dedicados à informação universitária na imprensa. As secções universitárias de jornais na internet. O que significa a televisão para um universitário?
Universidade e redes sociais.
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