segunda-feira, 8 de março de 2010
8 de Março: dia da mulher
Outro tema de actualidade no Parlamento Europeu é o da reduzida representação feminina no Parlamento Europeu e na vida política em geral, que funciona como um círculo vicioso: menos representadas, as mulheres acabam por se interessar e envolver menos na vida política do que os homens. Numa audição realizada no dia 2 de Fevereiro, diversos intervenientes sublinharam a importância de aumentar a participação política das mulheres, designadamente no que diz respeito às eleições europeias de 2014.
A audição foi organizada pelas eurodeputadas Edite Estrela (S&D), Rodi Kratsa Tsagaropoulou (Grécia, PPE) e Silvana Koch-Mehrin (Alemanha, ADLE).
De acordo com diversos peritos participantes na audição, as causas para a relativa falta de interesse das mulheres pela vida política europeia passam pelo facto de as mulheres se declararem menos informadas do que os homens e terem uma imagem menos positiva da União Europeia.
Por outro lado, referiram, as mulheres desempenham um papel menos proeminente do que os homens nas campanhas eleitorais e são menos referidas nos meios de comunicação social.
Entre as soluções apontadas incluem-se o aumento da participação e do envolvimento das mulheres, designadamente através do sistema de quotas, e uma maior divulgação de temas sociais que aparentemente suscitam mais interesse junto das eleitoras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário