segunda-feira, 26 de março de 2007

VALORES EUROPEUS?

Para tornar realidade os nossos ideais comuns...conheça-os! No dia 25 de Março 2007 foi assinada a Declaração de Berlim, no 50.º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, pela chanceler alemã Angela Merkel, que preside actualmente à UE, pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e pelo presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering. Esta Declaração fixa 2009 como o ano para a aprovação de um novo tratado europeu, depois do falhanço na aceitação da Constituição Europeia nos seus moldes anteriores. A declaração foi assinada na presença dos chefes de Estado e de Governo dos Vinte e Sete países da União Europeia. Apresentamos-lhe alguns extractos desta declaração e salientamos os valores nela declarados: "(...)
  1. Na União europeia, tornamos realidade os nossos ideais comuns: no cerne está, para nós, a pessoa humana. A sua dignidade é inviolável. Os seus direitos são inalienáveis, homens e mulheres são iguais em direitos. Aspiramos à paz e à liberdade, à democracia e ao primado do direito, ao respeito mútuo e à responsabilidade, ao bem-estar e à segurança, à tolerância e à partilha, à justiça e à solidariedade. (...) Defendemos na União europeia a autonomia e as diversificadas tradições dos seus membros. As fronteiras abertas e a tão viva diversidade das línguas, das culturas e das regiões são para nós fonte de enriquecimento (...).
  2. (...) A riqueza da Europa reside nos conhecimentos e saberes das suas gentes; é essa a chave para o crescimento, o emprego e a coesão social. Juntos lutaremos contra o terrorismo e a criminalidade organizada, sem deixarmos de defender a liberdade e os direitos cívicos na luta que travamos contra aqueles que os querem aniquilar. O racismo e a xenofobia jamais poderão voltar a ter uma oportunidade. Pugnamos por que os conflitos que afligem o mundo sejam resolvidos pacificamente (...). É intenção da União europeia promover a liberdade e o desenvolvimento no mundo, vencer a pobreza, a fome e a doença. Queremos continuar a assumir um papel de liderança em prol destes objectivos. Queremos avançar juntos na política energética e na defesa do clima (...).
  3. (...) A União europeia continuará também a promover a democracia, a estabilidade e o bem-estar para além das suas fronteiras. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as gerações vindouras. Devemos para isso moldar, a cada passo e ao ritmo dos tempos, a configuração política da Europa. Por isso nos une hoje, cinquenta anos passados sobre a assinatura dos tratados de Roma, o objectivo de, até às eleições para o parlamento europeu de 2009, dotar a união europeia de uma base comum e renovada. Porquanto temos a certeza: a Europa é o nosso futuro comum".

Nenhum comentário: