No âmbito do Debate Nacional de Educação
Foram recentemente publicadas as conclusões do Encontro "Visões de Futuro para Aveiro. Desafios locais de educação", integrado no Debate Nacional de Educação e promovido pelo Gabinete de Estudos do PS em Aveiro. Entre as ideias emergentes salientam-se o da Educação como prioridade inalienável no desenvolvimento local e global. Salientou-se o carácter crucial da preparação precoce das novas gerações para a realização pessoal e para a vivência pacífica e solidária nas sociedades multiculturais. Destacaram-se como objectivos fundamentais da Educação da Infância e do Ensino Básico, o desenvolvimento de competências sociais de cooperação, de iniciativa nas interacções, do saber fazer amigos e da importância da auto-confiança, da auto-estima e do auto-controle como condições de promoção do sucesso dos alunos.
Tudo é pedido às escolas, como se estas fossem as responsáveis únicas pela missão de Educar/Formar, ignorando que essa importante tarefa social não pode ser assumida por ela de forma solitária. Ficou clara a ideia de que a “rede escolar” formal deixa escapar grande parte dos cidadãos. Foi dada relevância à necessidade de se passar a ver a Educação como tarefa de todos, da comunidade, pelo que se carece de uma nova e activa abordagem, onde assume especial importância a organização de redes sociais de cidadãos, associações, escolas e famílias e de uma maior aposta na Formação:
a) Dos professores (inicial e contínua)
b) Dos Pais/Famílias, reequacionando papéis e responsabilidades.
c) Dos agentes políticos em geral e de um modo particular dos responsáveis directos nas autarquias. Numa lógica de articulação, foi assinalada a vantagem das parcerias entre as autarquias e as Instituições de Formação de Professores.
Levantaram-se as seguintes questões, que aqui ficam também, para um debate continuado e a que é importante dar respostas:
Que competências de cidadania devem ser adquiridas por todos os alunos na escolaridade básica universal?
Como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aprendizagem ao longo da vida para que todos exerçam uma cidadania activa e responsável?
Como fomentar uma melhor articulação entre os professores e os pais/encarregados de educação tendo em vista melhorar o sucesso escolar dos alunos?
De que formação inicial e contínua precisam os professores nos próximos anos?
Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo?
Que tipo de autonomia e que mecanismos de responsabilização devem ser postos em prática nas escolas?
Que podem as comunidades locais fazer mais pelas suas escolas?
sexta-feira, 30 de março de 2007
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