sexta-feira, 30 de março de 2007

No âmbito do Debate Nacional de Educação Foram recentemente publicadas as conclusões do Encontro "Visões de Futuro para Aveiro. Desafios locais de educação", integrado no Debate Nacional de Educação e promovido pelo Gabinete de Estudos do PS em Aveiro. Entre as ideias emergentes salientam-se o da Educação como prioridade inalienável no desenvolvimento local e global. Salientou-se o carácter crucial da preparação precoce das novas gerações para a realização pessoal e para a vivência pacífica e solidária nas sociedades multiculturais. Destacaram-se como objectivos fundamentais da Educação da Infância e do Ensino Básico, o desenvolvimento de competências sociais de cooperação, de iniciativa nas interacções, do saber fazer amigos e da importância da auto-confiança, da auto-estima e do auto-controle como condições de promoção do sucesso dos alunos. Tudo é pedido às escolas, como se estas fossem as responsáveis únicas pela missão de Educar/Formar, ignorando que essa importante tarefa social não pode ser assumida por ela de forma solitária. Ficou clara a ideia de que a “rede escolar” formal deixa escapar grande parte dos cidadãos. Foi dada relevância à necessidade de se passar a ver a Educação como tarefa de todos, da comunidade, pelo que se carece de uma nova e activa abordagem, onde assume especial importância a organização de redes sociais de cidadãos, associações, escolas e famílias e de uma maior aposta na Formação: a) Dos professores (inicial e contínua) b) Dos Pais/Famílias, reequacionando papéis e responsabilidades. c) Dos agentes políticos em geral e de um modo particular dos responsáveis directos nas autarquias. Numa lógica de articulação, foi assinalada a vantagem das parcerias entre as autarquias e as Instituições de Formação de Professores. Levantaram-se as seguintes questões, que aqui ficam também, para um debate continuado e a que é importante dar respostas: Que competências de cidadania devem ser adquiridas por todos os alunos na escolaridade básica universal? Como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aprendizagem ao longo da vida para que todos exerçam uma cidadania activa e responsável? Como fomentar uma melhor articulação entre os professores e os pais/encarregados de educação tendo em vista melhorar o sucesso escolar dos alunos? De que formação inicial e contínua precisam os professores nos próximos anos? Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo? Que tipo de autonomia e que mecanismos de responsabilização devem ser postos em prática nas escolas? Que podem as comunidades locais fazer mais pelas suas escolas?

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