sábado, 1 de agosto de 2009
Relatorio OCDE sobre a avaliação dos professores
Avaliação de professores em Portugal - Relatório da OCDE, Julho de 2009. O relatório da OCDE sobre avaliação de professores em Portugal, divulgado há uns dias, contém 24 recomendações/conclusões.
1. O modelo actual de avaliação de professores em Portugal tem sido polémico, mas é necessário;
2. Uma série de factores explica a resistência à sua concretização;
3. Uma avaliação de professores com consequências é crucial para a melhoria da educação;
4. O actual modelo de avaliação de professores é uma boa base para futuros desenvolvimentos;
5. Articular a melhoria da qualidade com a responsabilização e contextualizar a avaliação de professores feita ao nível da escola;
6. Reforçar a avaliação dos professores para o desenvolvimento profissional;
7. Simplificar o modelo actual e utilizá-lo predominantemente para a progressão na carreira; 8. Articular a avaliação para o desenvolvimento profissional e a avaliação para a progressão na carreira;
9. Garantir uma articulação adequada entre a avaliação das escolas e a avaliação dos professores;
10. Reavaliar padrões de desempenho profissional e definir um modelo partilhado de boas práticas;
11. Desenvolver critérios nacionais comuns, adaptados ao contexto das escolas;
12. Diferenciar os critérios de acordo com o patamar da carreira e o tipo de ensino;
13. Identificar os instrumentos para avaliar os aspectos-chave da função docente;
14. Basear a avaliação em três instrumentos centrais: observação de aulas, auto-avaliação e porta-fólio do docente;
15. Formar e capacitar as lideranças escolares para assumir a responsabilidade pela avaliação dos professores;
16. A avaliação de professores é parte de um processo mais abrangente de transformação de cada escola numa comunidade profissional de aprendizagem;
17. Reformular e aprofundar a formação em avaliação;
18. Acreditar avaliadores externos para a avaliação para a progressão na carreira;
19. Estabelecer um modelo criterioso para atribuição de prémios de desempenho e considerar outras formas de reconhecimento do mérito;
20. Manter o sistema de quotas até que o nível de maturidade do sistema as torne desnecessárias;
21. Atribuir um papel proeminente à inspecção;
22. Reforçar o papel do Conselho Científico para a Avaliação de Professores na condução do desenvolvimento da avaliação de professores;
23. Para uma reforma bem-sucedida, é necessário o envolvimento e a motivação dos professores;
24. Manter o processo de avaliação docente durante a fase de transição para um modelo mais robusto.
Para mais informações, consultar:
A avaliação e as conclusões do relatório da OCDE "Avaliação de professores em Portugal" - versão em português [PDF]
A avaliação e as conclusões do relatório da OCDE "Avaliação de professores em Portugal" - versão em inglês [PDF]
A versão completa e original do relatório da OCDE "Avaliação de professores em Portugal".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário