terça-feira, 20 de março de 2012
EDUCAR PARA A CIDADANIA (VI) Parâmetros Educativos a ter em conta
Face aos desafios deste mundo global e às situações paradoxais que este nos depara, é necessário determinar os parâmetros educativos a ter em conta, para que a globalização se torne uma ocasião favorável ao desenvolvimento humano.
Estabelecer uma ordem nas ideias e nas responsabilidades.
Perguntarmo-nos sobre quais as finalidades do que fazemos como indivíduos e como sociedade.
Ir até às raízes dos assuntos e dos problemas, sem ficar num conhecimento superficial.
Procurar a excelência, dando prioridade ao importante, mesmo que seja a longo prazo, e não só às metas a curto prazo.
Primazia do ser sobre o ter, como forma de superar o consumismo.
Actuar segundo princípios e não só dependendo dos resultados.
Educar num humanismo cívico e na participação activa na sociedade.
Necessidade dos princípios universais que assegurem a convivência pacífica na sociedade multicultural.
Formar uma nova consciência da solidariedade como remédio idóneo para o individualismo.
Promover o conhecimento, e não só o saber utilizar a abundante informação. Formar para o trabalho em cooperação, não favorecendo o isolamento.
Educar na responsabilidade, como dimensão essencial da liberdade.
Criar competências para a futura inserção profissional, não por competitividade egoísta, mas para desenvolver as melhores capacidades de cada pessoa.
Estimular para ser mais, distinguindo-o do ter mais, oferecendo os critérios para alcançar uma qualidade de vida genuína, não reduzida ao bem estar material.
Saber apreciar o valor das acções e dos êxitos pelo que têm de melhoria pessoal e de serviço ao bem comum.
Reconfigurar o currículo e o ensino a partir de uma perspectiva humanista, não só pelo ensino da história e das humanidades, mas também nas ciências particulares ou experimentais (Altarejos, Rodríguez & Fontrodona, 2003).
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