terça-feira, 20 de março de 2012
EDUCAR PARA A CIDADANIA: AJUDAR A SUPERAR O INDIVIDUALISMO
AJUDAR A SUPERAR O INDIVIDUALISMO
Para ajudar a superar o individualismo são importantes duas linhas de acção básicas, quer na orientação curricular dos centros de ensino, quer na docência: fomentar as tarefas em que haja cooperação na aprendizagem e valorizar a aprendizagem na acção.Mediante a realização de trabalhos em conjunto, aprende-se a valorizar o outro como pessoa, realiza-se o conhecimento e a comunicação interpessoal, compartilham-se os objectivos e a responsabilidade na co-execução.
Há duas formas de crescer: como um “eu solitário” ou como um “eu solidário”. O “eu solitário” encerra-se em si próprio e acaba por perder-se, ao não ser capaz de dar-se. Pelo contrário, o “eu solidário” enriquece-se e realiza-se pela abertura ao outro.
É fundamental ajudar a compreender que a verdadeira felicidade e a própria realização é inseparável da solidariedade e da generosidade, que liberta do próprio egoísmo.
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Um comentário:
Educar para a cidadania é desafio e tema de grande responsabilidade para as sociedades contemporâneas. O individualismo exacerbado, a ênfase no ensino tenocientífico e o consumismo, marcas da cultura modelada ao longo dos séculos anteriores, mostraram-se indadequados para comunidades éticas, sustentáveis e solidárias. Educar para a civilidade e não para a selvageria precisa iniciar na família e ter continuidade na escola. Humanizar e educar contra a barbárie são imperativos para o século XXI.
Maria Luiza Soares ( Brasil)
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