
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Mais "cortes" na Educação

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Sociedade
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Já amanhã, no Palácio das Galveias

Labels:
actualidade cultural,
Comunidade,
Cultura
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Internet Week' 10


segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Por um desenvolvimento sustentável

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Sociedade
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
No dia do Professor...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Programa Educação 2015

Educar para a paz

Labels:
Educação,
Escola,
Paz,
Sociedade,
solidariedade
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Abertura do ano lectivo no ISEC
terça-feira, 21 de setembro de 2010
20 anos da adopção dos Direitos da Criança em Portugal

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Ajudar a valorizar o trabalho

terça-feira, 7 de setembro de 2010
Entender o trabalho como serviço

Labels:
cidadania,
solidariedade,
trabalho
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
LIBERDADE SEM VERDADE?

domingo, 4 de julho de 2010

Uma sociedade à medida da família?
Recordo com frequência um professor que tive, Rafael Alvira. Referia-se à família como âmbito de personalização e de socialização. Ao ser a família o berço da vida na qual o homem nasce e cresce, considerava-a, não só como a primeira e principal escola educativa, mas o modelo e paradigma de todo o tipo de sociedade. Defendia que um dos elementos mais importantes da família é o amor, na sua dupla relação: amar e ser amado; é difícil amar se não se tem a experiência de ser amado. E só na família a pessoa é querida pelo que é, de modo incondicional. Como consequência, a família é o campo de cultivo da confiança e da liberdade responsável.Pretendia uma sociedade à medida da família, como a melhor garantia contra o individualismo ou o colectivismo, porque nela a pessoa está sempre no centro da atenção: nunca é vista ou tratada como um meio. Afirmava, convicto, que qualquer outra sociedade pode encontrar nela o seu modelo. Como só a família personaliza, o espírito familiar deveria estar de algum modo presente nas outras sociedades, para que também estas fossem capazes de o fazer. Para voltar a personalizar a sociedade, a solução deveria passar pela família como estrutura de personalização. Foi uma perspectiva inovadora, sobre a qual tenho reflectido com frequência.Na nossa época, os sucessos da ciência e da técnica permitem alcançar, num grau até agora desconhecido, um bem-estar material que, favorece uns, mas conduz outros à marginalização. A sociedade actual, inspirada na mentalidade de consumo e organizada sobre critérios de eficiência e de produtividade, cada vez mais individualista, torna especialmente necessária uma nova sensibilidade pelo homem em todas as circunstâncias. Face a uma sociedade que corre o perigo de ser cada vez mais despersonalizada e tantas vezes desumana, na família reside a capacidade de tirar a pessoa do anonimato, de a manter consciente da sua dignidade e dessa forma a inserir eficazmente no tecido social.
Labels: Educação, Família
sábado, 3 de julho de 2010
DESAFIO EDUCATIVO

O DESAFIO EDUCATIVO NO SÉCULO XXI
No mundo em que vivemos, os focos de tensão social geradores de instabilidade e de agressividade - a injustiça, o desprezo do homem e da sua dignidade, o egoísmo, o medo, os actos de violência, os conflitos - multiplicam-se; é na educação - em primeiro lugar na família e depois na escola - que se preparam as futuras gerações para os problemas da convivência humana, que se desperta a consciência da dignidade da pessoa, se convida ao diálogo, à compreensão recíproca, a uma nova solidariedade mundial que permita enfrentar e resolver os enormes e dramáticos problemas da justiça no mundo, da liberdade dos povos, da paz da humanidade.
A educação é forja de humanismo e de cidadania: uma cidadania entendida no seu sentido mais abrangente, como âmbito de transmissão de valores e de atitudes, unidos ao exercício da liberdade e da responsabilidade. Ao realizar a sua missão educativa, escola, família e comunidade estão a contribuir decididamente para informar a vida das futuras gerações, para ajudar a viver como pessoas, e pessoas integradas na comunidade social.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Sobre um uso seguro das TIC
Para promover uma utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação
Conheça um projecto que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. Através do site MiudosSegurosNa.Net, aceda a mais de 100 artigos sobre este tema, a partir de http://www.MiudosSegurosNa.Net
domingo, 27 de junho de 2010
Fecho de mais escolas com menos de 20 alunos?

quarta-feira, 2 de junho de 2010
Os quatro pilares da Educação para o sec XXI

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
No Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (relatório Jacques Delors) apontaram-se 4 pilares da Educação, entendida como uma tarefa global a realizar ao longo da vida; estes pilares são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.
Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. Significa aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
Aprender a fazer, a fim de adquirir uma qualificação profissional, que graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho, prepare para o exercício profissional, e de um modo mais amplo, desenvolva as competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações – também no âmbito diversas experiências sociais - e a trabalhar em equipa.
Aprender a viver juntos, aperfeiçoando a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizando projectos comuns e preparando-se para gerir conflitos, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
Aprender a ser, para melhor desenvolver a própria personalidade, em todas as suas dimensões, e estar à altura de agir cada vez com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.O aprender a ser implica cultivar todas as potencialidades de cada pessoa. Abarca as dimensões essenciais da pessoa, em toda a sua riqueza e na complexidade das suas expressões e dos seus compromissos. Refere-se ao desenvolvimento global: corpo e mente, inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade individual, espiritualidade.
É especialmente nestes últimos âmbitos - aprender a viver juntos e aprender a ser - que a família tem um papel insubstituível, embora todos os pilares da educação devam estar também na mira das instituições educativas: todos os que intervêm na tarefa educativa devem actuar conjuntamente.
Labels:
cidadania,
Comunidade,
Educação,
Família
terça-feira, 1 de junho de 2010
Aprender a ser: um dos 4 pilares da Educação

O aprender a ser implica cultivar todas as potencialidades de cada pessoa. Abarca as dimensões essenciais da pessoa, em toda a sua riqueza e na complexidade das suas expressões e dos seus compromissos. Refere-se ao desenvolvimento global: corpo e mente, inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade individual, espiritualidade.
É especialmente nestes últimos âmbitos - aprender a viver juntos e aprender a ser - que a família tem um papel insubstituível, embora todos os pilares da educação devam estar também na mira das instituições educativas: todos os que intervêm na tarefa educativa devem actuar conjuntamente. A sociedade global corre o perigo cada vez maior da despersonalização e da massificação, de se tornar uma sociedade desumana e desumanizadora, com os resultados negativos de tantas formas de ‘evasão’, como são, por exemplo, o alcoolismo, a droga e o próprio terrorismo. Por isso, o desafio educacional, quase tão antigo como a própria humanidade, revela-se, no entanto, da máxima actualidade e regressa com um vigor inesperado nestes inícios do 3º milénio: é como se até agora não tivesse sido ainda suficientemente resolvido e tenha que ser proposto de novo!
Salta à vista que é uma tarefa árdua em tempos difíceis. O desânimo, o cansaço, a desilusão parecem espreitar uma grande parte dos nossos contemporâneos. Mas não devemos deixar que nos domine a desconfiança, o desprezo do homem e da sua dignidade, a injustiça, o egoísmo, o medo e o terror na vivência comunitária. O grande desafio educativo dirige-se a formar homens e mulheres íntegros capazes de enfrentar com espírito aberto as situações que a vida lhes depare, de servir os seus concidadãos e de contribuir para a solução dos grandes problemas da humanidade.
Família, Escola e sucesso escolar

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Família
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Tecnologias Educativas

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
TIC
terça-feira, 27 de abril de 2010
Orientação jurídica ao Cidadão

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Europa
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Dia mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Labels:
actualidade,
cidadania,
Comunidade,
Cultura
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Cidadania e Desenvolvimento

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Educação,
Escola,
Sociedade
domingo, 18 de abril de 2010

Labels:
actualidade,
Comunidade,
Europa,
Sociedade
sábado, 17 de abril de 2010
Proposta do Bullying como crime público vai avançar

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Sociedade
domingo, 11 de abril de 2010
Estudo da Deco sobre creches e Jardins de Infância

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Família,
Sociedade
sábado, 10 de abril de 2010
Encontro "Cooperação" com a presença do General Ramalho Eanes na Gestair Flying Academy, a 15 Abril nas instalações do ISEC. A não perder!
Este Encontro tem como tema: Formação e Cooperação.
A formação aeronáutica e a ponte entre Portugal e o resto do Mundo.
Será no próximo dia 15 de Abril, às 16h00

Labels:
actualidade cultural,
Educação,
Escola
sábado, 3 de abril de 2010
Iniciativa de Cidadania Europeia

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Europa,
Sociedade
sexta-feira, 2 de abril de 2010

Labels:
actualidade,
Direitos Humanos
quarta-feira, 10 de março de 2010
Emprego na Futurália

Labels:
Comunidade,
Europa,
Família,
Sociedade
Parlamento Europeu e catástrofe da Madeira

Labels:
actualidade,
Comunidade,
Europa,
solidariedade
terça-feira, 9 de março de 2010
Portal em português do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Sociedade,
solidariedade
segunda-feira, 8 de março de 2010
8 de Março: dia da mulher

Labels:
actualidade,
cidadania,
Educação
terça-feira, 2 de março de 2010
Superar a dicotomia entre a esfera económica e a social


Labels:
cidadania,
Sociedade,
solidariedade
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Prémio Sakharov 2009

Labels:
actualidade,
cidadania,
Comunidade,
Direitos Humanos
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Acordo Ortográfico nas escolas em 2011-12
Segundo a Lusa e o EDUCARE a Ministra da Educação admitiu há dois dias que o novo acordo ortográfico deverá chegar às escolas no ano lectivo de 2011-2012.
A ministra falava aos jornalistas à saída de uma audição no Parlamento sobre o Orçamento de Estado no seu Ministério para 2010, em que foi questionada sobre o investimento em formação docente para as novas regras da língua portuguesa.
A ministra respondeu aos deputados que não fazia sentido investir em formação de professores para o acordo ortográfico, numa altura em que o país atravessa uma crise financeira, alegando que os docentes serão sensibilizados e terão os recursos necessários à sua disposição.
Para Isabel Alçada, seria "um desperdício" investir em acções de formação.
A ministra considerou que é possível com base em formação escrita disponibilizar aos professores "o suficiente para assimilarem aquilo que é necessário para compreender o acordo ortográfico".
"Não é um domínio que exija investimento em sessões presenciais e acções", declarou.
"Basta disponibilizar informação que as pessoas vão colhê-la e podem perfeitamente adequar a partir dessa informação as novas normas do acordo ortográfico à sua prática", sustentou.
Segundo a ministra, há já uma equipa a trabalhar nesta informação e o Ministério da Educação tem estado sempre em contacto com as editoras.
"O Ministério está, no quadro dos vários ministérios, a definir quando é que o acordo entra para os vários domínios; para o livro escolar terá de ser com o tempo necessário, para que o trabalho se possa fazer de forma a que não haja avanços e recuos, para que não haja desperdício", disse.
"Em princípio no próximo ano não será ainda, mas será no outro ano lectivo", revelou
Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Acordo Ministério da Educação e Sindicatos não totalmente traduzido na legislação?

Labels:
actualidade,
Comunidade,
Educação,
Escola,
trabalho
Jornadas sobre Bento XVI
Nas vésperas da sua visita a Portugal, a Universidade Católica organizou umas Jornadas sobre o seu pensamento e sobre o contexto da sua visita. Eis o programa:

Labels:
actualidade,
Comunidade,
Educação,
Europa
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
"Novas competências para novos empregos"

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Europa
Assinar:
Postagens (Atom)