sábado, 2 de janeiro de 2010

Aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências (2)

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS O quadro europeu de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida identifica e define oito competências essenciais necessárias à realização pessoal, à cidadania activa, à coesão social e à empregabilidade na sociedade do conhecimento: 1) comunicação na língua materna; 2) comunicação em línguas estrangeiras; 3) competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia; 4) competência digital; 5)aprender a aprender; 6) competências sociais e cívicas; 7) espírito de iniciativa e espírito empresarial; 8) sensibilidade e expressão culturais. O ensino básico e a formação devem oferecer a todos os jovens, incluindo os desfavorecidos, os meios para desenvolverem as suas competências essenciais a um nível que os prepare para a vida adulta e que constitua uma base para a aprendizagem futura e para a vida profissional. A educação de adultos e a formação devem propiciar a todos os adultos oportunidades reais de desenvolvimento e actualização das suas competências essenciais ao longo da vida. O documento ressalta que o papel da educação e formação que sustenta o triângulo do conhecimento deve ser reforçado. A inovação e o crescimento continuarão a ser insuficientes sem uma ampla base de conhecimentos, aptidões e competências que promova o talento e a criatividade desde tenra idade e seja actualizada ao longo da vida adulta. A aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade propiciadas por um ensino e uma formação de elevada qualidade são essenciais para dar a todas as pessoas a possibilidade de adquirirem as competências pertinentes não só para o mercado de trabalho como também para a inclusão social e a cidadania activa. Conjugado com a iniciativa «novas competências para novos empregos», o quadro estratégico EF 2020, que está no âmago da futura estratégia para o crescimento e o emprego, contribuirá de forma determinante para a concretização deste objectivo global.

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