Ontem, no Pavilhão do Conhecimento, na presença do ministro da Ciência e do Ensino Superior, foi lançada a Rede de Investigação e AprendizagemToshiba-Portugal, que tem por objectivo estimular a produção e difusão de conteúdos digitais interactivos, favorecendo a investigação e a formação avançada nesta área, assim como promovendo a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa. Pretende ainda incentivar a criação de mecanismos informais de aprendizagem junto dos mais jovens.
A Rede é instituída entre a Toshiba e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), e a Agência Ciência Viva, envolvendo um investimento inicial pela Toshiba de 1 milhão de euros nos próximos 5 anos, a distribuir da seguinte forma:
a)Institucionalização de uma cátedra convidada de investigação numa Universidade Portuguesa – Cátedra “Atsutoshi NISHIDA” –, com o objectivo de atrair um investigador de renome internacional para conduzir actividades de investigação no sector da produção de conteúdos digitais e utilização da tecnologia no contexto da educação. O investigador a seleccionar deverá iniciar a sua actividade em Setembro de 2009.
b)Apoio à instalação de laboratórios de investigação orientados para a criação e difusão de conteúdos digitais através da doação de equipamento informático especializado; esta iniciativa será concretizada no âmbito do Programa UTAustin-Portugal.
c) Apoio à instalação de laboratórios e ateliers de Informática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva, através da doação de equipamento informático; no primeiro ano de dinamização da Rede serão equipados os Centros Ciência Viva de Coimbra e de Estremoz; estes espaços serão também usados na formação e apoio a professores e alunos para a construção de ferramentas pedagógicas virtuais.
Nesta ocasião a Toshiba apresenta, em colaboração com outros parceiros empresariais, uma proposta comercial “e-Universidade – Toshiba” dirigida especificamente a alunos e docentes do ensino superior (no âmbito do “e-U: e-Universidade”, tendo como base a configuração Toshiba “e-escolas”, com claras vantagens para os estudantes do ensino superior comparativamente a ofertas comerciais disponíveis.
Um espaço atento à actualidade educativa e à realidade social que pretende reflectir e comunicar sobre a pessoa, a educação e a inter-relação entre a escola, a família e a comunidade. Convidamo-lo a colaborar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário