sexta-feira, 23 de março de 2007

CINCO PRIORIDADES DA EDUCAÇÃO

Sabe quais as dimensões consideradas mais importantes para o país? 1º) PROSSEGUIR NO ESFORÇO DE ALARGAMENTO DA COBERTURA DO PAÍS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (no que respeita aos cuidados com as crianças dos 0-3 anos de idade e da cobertura na Educação da Infância dos 3-6 anos de idade). As formas de organização desta cobertura devem ser definidas com a participação de todos. 2º) GARANTIR A QUALIDADE NAS APRENDIZAGENS DAS COMPETÊNCIAS BÁSICAS E DO SUCESSO DE TODOS, para diminuir a desigualdade escolar. Esta dimensão passa pela estabilidade do sistema, das políticas e do corpo docente. 3ª) UNIVERSALIDADE DO ACESSO AO ENSINO SECUNDÁRIO E A ADOPÇÃO DESTE NÍVEL DE ENSINO COMO REFERENCIAL DE QUALIFICAÇÃO PARA TODOS, para melhorar as condições quer para o prosseguimento de estudos superiores, quer para a entrada no mercado de trabalho. 4º) APROFUNDAR E ALARGAR AS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DAS ESCOLAS, BEM COMO DAS AUTARQUIAS, de forma a melhorar as condições de prestação local da educação e uma efectiva participação da comunidade na vida da escola. 5ª) AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO, das escolas, dos professores, dos manuais e dos instrumentos de ensino. Estes foram os pontos essenciais a ter em conta, segundo um discurso da ministra da Educação no dia 30 de Março 2007.

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