
sexta-feira, 20 de março de 2009
A Televisão e as Crianças em debate

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola,
Família,
Pessoa
Recursos Educativos*
Número especial da Open Learning sobre recursos educativos de livre acesso (inglês) Informação sobre a Comunidade de recursos educativos de livre acesso da UNESCO (inglês) Os seis objectivos da Iniciativa Educação para Todos |
sábado, 14 de março de 2009
Apostar na Investigação e Desenvolvimento compensa?

Os dados de 2007 do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) mostram que Portugal foi o país europeu em que a despesa em I&D mais cresceu entre 2005 e 2007, tendo este crescimento sido verificado sobretudo pelas empresas e atingido 0,61% do PIB (988 milhões de Euros). Os dados mostram ainda um acréscimo inédito em Portugal do número de empresas com actividades de I&D, que passou de cerca de 930 em 2005 para mais de 1500 em 2007.
O SIFIDE possibilita a dedução à colecta do IRC de despesas de investigação e desenvolvimento, abrangendo as despesas associadas com pessoal, aquisições de imobilizado, despesas de funcionamento e despesas com patentes, constituindo mais uma medida do Governo para apoiar a competitividade das empresas em Portugal, facilitando condições para o investimento privado em I&D. Esta medida vem estimular a melhoria da capacidade tecnológica das empresas a operar em Portugal, incentiva o emprego científico e promove condições preferenciais no Espaço Europeu para a afirmação das empresas de base tecnológica.
A Lei n.º10/2009, agora publicada, cria o programa orçamental designado por Iniciativa para o Investimento e o Emprego, que visa promover o crescimento económico e o emprego, contribuindo para o reforço da modernização e da competitividade do País, das qualificações dos Portugueses, da independência e da eficiência energética, bem como para a sustentabilidade ambiental e promoção da coesão social.
Labels:
Comunidade,
Europa,
Sociedade,
Universidade
sexta-feira, 13 de março de 2009
Cidadania Digital, Inovação, Criatividade e Competências emergentes

Na sessão de abertura intervirão a Presidente do IPJ, o Coordenador do Plano Tecnológico, o Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
11h05 – Conferência Cidadania digital, Inovação, criatividade e competências emergentes
Intervenções: jornalista e especialista em TIC, Dr. Paulo Querido, a Google Portugal, a Microsoft Portugal, Miúdos seguros na Net.
O Debate será moderado pelo Embaixador Europeu para o Ano da Inovação e Criatividade.
13h15 – Encerramento.
Durante a tarde decorrerão vários Workshops Temáticos subordinados ao tema “Identidades e Mundos Virtuais”. Os participantes conhecerão ferramentas de comunicação global e de trabalho colaborativo, que permitem o contacto com grupos e pessoas de todo o mundo, troca de experiências e saberes, em tempo real, sem barreiras. Workshops: “Mixing Realities – Chromakeying in real and second lives”
“Fluids Identity: e-portfólio como ferramenta para a inclusão social e empregabilidade”, “Machinima – produção audiovisual em ambientes virtuais – Nível Básico”, “Moda em Second Life” , “Building” , “Caça ao tesouro Virtual”
Requisitos para Participação nos Workshops: idade mínima 18 anos;
registo activo no Second Life; experiência de navegação em Second Life;
Número de participantes: limite de 15 participantes.
Para mais informações: http://www.fdti.juventude.gov.pt
Labels:
cidadania,
Comunidade,
Educação,
TIC
terça-feira, 10 de março de 2009
Universalização da rede Pré-escolar

Labels:
actualidade,
Educação,
Escola
segunda-feira, 9 de março de 2009
Proposta de Educação para a Cidadania Global

As alterações climáticas, sobretudo o modelo energético e de transporte, são o tema escolhido para tratar na terceira edição do projecto Conectando Mundos, organizado por quatro Organizações Não Governamentais (ONG) europeias. Actividades, reflexões, trabalhos estão no plano das iniciativas dirigidas a alunos dos 6 aos 17 anos. Os participantes são divididos por 15 turmas, conforme a faixa etária, em Portugal, Espanha, Itália, Malta, Brasil, Cabo Verde, Tanzânia, República Dominicana e Quénia. Multiculturalidade que pode fazer a diferença na hora de analisar a complexidade do mundo. Ter a percepção do acesso desigual à energia em diversas partes do planeta, planear acções de sensibilização para um consumo responsável, pensar sobre a excessiva utilização dos transportes poluentes são alguns dos objectivos do projecto que pretende "fomentar o respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano". Para aprender e ensinar, há um curso online para que os professores se familiarizem com o ambiente virtual e as propostas traçadas, de 26 de Janeiro a 29 de Março. Até 29 de Março, os alunos envolvidos são convidados a aplicar conhecimentos, estudar conceitos e definir estratégias para desenvolver actividades centradas nas alterações climáticas. Os desafios são colocados na Internet para que sejam analisados na turma e pelos colegas virtuais. A Internet serve ainda de plataforma para um fórum de debate sobre as matérias em análise. No final do ano lectivo, prevê-se um encontro entre professores e alunos participantes. As quatro ONG europeias que organizam o projecto - o Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral (CIDAC) de Portugal, Ucodep de Itália, Intermón Oxfam de Espanha e Inizjamed de Malta - estão confiantes de que os passos traçados permitem consolidar uma educação para a cidadania global. "Torna o ambiente educativo um espaço dinâmico, através de actividades dinâmicas e práticas, proporcionando aos alunos uma forma diferente de conhecer", defendem os organizadores. Valorizar a diversidade, defender o meio ambiente, respeitar os direitos humanos individuais são também objectivos do Conectando Mundos. Daí a importância dada a uma educação que extravasa fronteiras para que os alunos tomem consciência do seu papel enquanto cidadãos europeus e responsáveis pela construção de "uma sociedade mais justa, equitativa e solidária". No ano passado, participaram 1570 alunos e 62 docentes. Este ano, espera-se uma maior adesão nas actividades que dão oportunidade de incluir a cidadania global nos projectos educativos das escolas. Informações: http://www.conectandomundos.org/
Labels:
cidadania,
Comunidade,
Cultura,
Educação,
TIC
quinta-feira, 5 de março de 2009

Labels:
actualidade,
actualidade cultural,
Educação,
Escola,
Europa
segunda-feira, 2 de março de 2009
Acordo Ortográfico e manuais escolares

Labels:
actualidade cultural,
Educação,
Escola,
Família
Assinar:
Postagens (Atom)