
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Áreas críticas da Educação

quarta-feira, 25 de junho de 2008
Prova pública para aceder a professor titular

terça-feira, 24 de junho de 2008
Violência escolar em debate

Labels:
Comunidade,
Educação,
Escola
domingo, 22 de junho de 2008
A difícil situação das Universidades

quinta-feira, 19 de junho de 2008
Solidariedade e livros

"Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados, entregue-os no Livrão". Com este apelo, começa amanhã uma campanha para recuperação de livros escolares usados, lançada pela associação ENTRAJUDA, em conjunto com o Clube dos Livros e as livrarias Bertrand. Esta campanha terá mais de 970 pontos de recolha em todo o país, onde poderão ser entregues os livros escolares usados. Os livros escolares reutilizáveis, ou seja, ainda em vigor e em bom estado, podem ter um valor equivalente a 20 por cento do preço do livro; este será pago ao dador do livro por transferência bancária, desde que verificados os requisitos inscritos no folheto que se encontra no 'Livrão'. Segundo a ENTRAJUDA, os livros que se enquadrem nos requisitos de qualidade e validade e que possam ser reutilizados serão disponibilizados para venda online no site www.clubedoslivros.com ou através da Linha de Apoio 214 691 892, com 50 por cento de desconto sobre o preço de venda.Todos os livros não reutilizáveis serão destruídos respeitando as regras ambientais. Já a partir de amanhã, será possível depositar os livros escolares usados nos pontos de recolha colocados na rede de livrarias Bertrand, nas agências da Caixa Geral de Depósitos, Pingo Doce, Feira Nova e Instituto Português da Juventude, para além das escolas aderentes a este projecto.
Por cada exemplar entregue, o proprietário dos livros estará a ser solidário e amigo do ambiente. A ENTRAJUDA é uma instituição particular de solidariedade social que visa apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas.
Labels:
Escola,
Família,
Sociedade,
solidariedade
sexta-feira, 13 de junho de 2008
E agora, Europa?

Labels:
actualidade,
Europa,
Sociedade
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Cooperação para o Desenvolvimento

Labels:
actualidade,
Sociedade,
trabalho
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Percentagem cada vez mais elevada de mulheres doutoradas na Europa: por gosto ou por necessidade, face à crise no emprego?
Há cada vez maior número de mulheres com bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, relativamente aos homens. O mapa apresenta a percentagem em Portugal e na Europa. Relativamente a Portugal, os dados divulgados há dias, são os seguintes: em 2006 a FCT concedeu 1621 Bolsas de Doutoramento (BD), das quais 923 a mulheres e 698 a homens. No que concerne às Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) relativas ao mesmo ano, 313 mulheres e 270 homens perfazem um universo de 583 bolseiros. Note-se que em 1994 apenas 31 mulheres e 41 homens obtiveram bolsas de BPD.
Por área científica, verifica-se que o sexo feminino ocupa lugar preponderante na maioria das áreas, designadamente nas Ciências Médicas e da Saúde, nas Ciências Agrárias e nas Ciências Sociais. Nas Ciências Naturais verifica-se uma distribuição bastante idêntica entre os dois sexos. A tendência inversa (sexo masculino em clara maioria) só é explícita no domínio das Engenharias e Tecnologias.
Já nas Humanidades verifica-se uma procura muito equilibrada entre homens e mulheres em termos de Bolsas de Doutoramento. No entanto, nas Bolsas de Pós Doutoramento os homens apresentam-se ligeiramente em maior número.
Mais informação disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/estatisticas/bolsas.

Labels:
Sociedade,
trabalho,
Universidade
segunda-feira, 9 de junho de 2008
O problema do plágio

o autor aconselha, como estratégia, o Premiar a Utilização de Outras Fontes, para além da internet, onde é tão fácil encontrar e "copiar" informação. Menciona ainda a necessidade de Ensinar a Fazer um Trabalho, pois com frequência recorrem ao plágio, "porque pura e simplesmente não o sabem fazer de outro modo". Deste modo, aprender a estruturar e a desenvolver um trabalho é importante para prevenir a tentação do plágio. Pode ser uma boa medida, pedir-lhes que apresentem os trabalhos aos colegas, oralmente, ou em apresentações como o PowerPoint, ou de outro modo, que implique um trabalho pessoal; sugere, por exemplo, o software de desenvolvimento de mapas mentais. Efectivamente, a solicitação de apresentações orais dos trabalhos é um recurso muito útil, não só para o desenvolvimento de competências de expressão oral, mas também para evidenciar em que medida dominam os temas apresentados.
Interessou-me especialmente a sugestão de usar Software de Detecção de Plágio: "extractos de frases do trabalho podem ser confrontadas com pesquisas num motor de busca tendo em vista a detecção de documentos com frases iguais". O artigo esclarece que já existem sites na Internet vocacionados para a detecção de plágio e que algumas Universidades Portuguesas já subscrevem os seus serviços para os docentes: "existem também mais de uma dezena de programas gratuitos que cumprem a mesma função. O desafio aqui é incentivar também os estudantes a usarem este tipo de software para detectarem eventuais problemas de plágio antes deste ser detectados pelos seus professores".
A adopção de um Código de Honra é também sugerida no artigo: "é uma importante ferramenta que pode influenciar positivamente o comportamento dos estudantes a este nível". Para além do problema ético e de justiça implicados no plágio, o autor alerta para a conclusão de um estudo sobre o tema: "os países onde os alunos universitários mais admitem copiar nos exames são também aqueles onde o índice de corrupção é mais elevado". Os meus agradecimentos ao autor, pelas sugestões! Pedindo desculpa por também ter "plagiado" a imagem na internet, convido-o, se quiser, a ler o artigo na íntegra, no seguinte link:
domingo, 8 de junho de 2008
Presidência portuguesa do Eureka

Labels:
actualidade,
Comunidade,
Europa,
Universidade
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Educação para a Cidadania: que propostas e planos de acção?

Labels:
cidadania,
Comunidade,
Educação,
Escola
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Investir na Investigação

Labels:
actualidade,
Universidade
Assinar:
Postagens (Atom)