segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Programa Educação 2015

Segundo notícias da Lusa e do Educare e do Programa Educação 2015 divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, as metas nacionais do sistema educativo a atingir até 2015 serão revistas em 2012/2013, merecendo uma intervenção estratégica os níveis de competências básicas dos jovens e a saída precoce do sistema de ensino e formação. Segundo o Programa Educação 2015 "no ano lectivo 2012/2013 será feita a revisão das metas nacionais, na sequência da avaliação do progresso realizado". Tendo em conta os compromissos assumidos por Portugal junto da União Europeia (2020) e da Organização de Estados Ibero-Americanos (2021) em relação a metas educativas, o Governo definiu objectivos nacionais a atingir até 2015, relativamente a exames nacionais e prova de aferição, taxas de repetência e taxas de desistência. No documento, o Ministério da Educação começa por destacar áreas com resultados positivos, como a oferta do pré-escolar, o alargamento do leque de ofertas educativas e as bibliotecas escolares, antes de admitir que "subsistem, contudo, algumas áreas que continuam a exigir especial atenção e investimento estratégico". "Os níveis globais de competências básicas não têm ainda evidenciado uma melhoria consistente de resultados", lê-se no programa, reconhecendo-se depois os esforços realizados ao nível de reformas curriculares, formação contínua de professores e dos apoios concedidos às escolas em projectos relacionados com matemática e leitura. Quanto às taxas de saída precoce do sistema de ensino, o Governo afirma que "é desejável reforçar a intervenção, embora seja legítimo admitir que os impactos da extensão da escolaridade obrigatória e o aumento das ofertas para jovens no sistema de educação e formação contribuirão para atingir, numa década, os resultados esperados para Portugal". Para desenvolver este programa, o Ministério da Educação propõe que cada agrupamento, a partir deste ano lectivo e até 2015, assuma os seus objectivos e linhas orientadoras e crie a sua própria estratégia de progresso. Nesse sentido, a tutela disponibiliza as metas nacionais referentes a cada um dos três indicadores, os resultados nacionais e concelhios, os resultados de cada agrupamento e de cada escola e as metas de aprendizagem a atingir em cada ano de escolaridade, por disciplina. Também as famílias são desafiadas a aderir ao programa, através da participação activa das associações de pais e encarregados de educação, prestando apoio ao desenvolvimento das competências básicas dos alunos, através de actividades de leitura em família, no incentivo, na vigilância e no apoio ao estudo. A estratégia será ainda divulgada junto dos municípios, bem como informação agregada sobre os agrupamentos e escolas do concelho, permitindo que a acção do município oriente os seus esforços para as metas a atingir em 2015.

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